No dia 26 de setembro de 2024, às 14h, o PET Odontologia realizou uma recepção especial para os calouros 2024.2 do curso de Odontologia. O evento, realizado no campus de Nova Friburgo, teve como objetivo acolher os novos estudantes e apresentar o Programa de Educação Tutorial (PET), destacando como a participação no grupo pode enriquecer a formação acadêmica e proporcionar novas oportunidades de aprendizado.

A recepção foi conduzida pelos PETianos Pedro Garonce e Felipe Malavazi, que prepararam uma apresentação em slides para introduzir o funcionamento do programa. Durante a apresentação, os calouros puderam conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo PET Odontologia, que integra ensino, pesquisa e extensão, e como a participação no programa complementa o conhecimento adquirido ao longo da graduação. Foram destacados exemplos práticos de projetos desenvolvidos pelos PETianos e a importância do envolvimento dos estudantes em iniciativas que vão além da sala de aula. O PETiano Pedro nos contou como foi a experiência de receber os calouros:

Acho de extrema importância essa recepção e acolhimento aos calouros, e espero que, ao apresentarmos o PET Odontologia para eles, tenhamos despertado interesse e que vejam o programa como uma das oportunidades de desenvolvimento acadêmico que poderão encontrar em nosso campus.

Pedro Garonce

Os responsáveis pelo Acolhimento aos Calouros, Pedro Garonce (à esquerda) e Felipe Malavazi.

A organização do evento foi feita pela coordenação do curso de Odontologia, representada pela professora Maria Carolina Barki. Nesse período, apenas o PET se apresentou aos calouros, garantindo um espaço dedicado para a introdução ao programa e esclarecimento de dúvidas dos novos estudantes.

A recepção foi um sucesso, marcando o início de uma nova fase para os calouros e apresentando o PET como uma oportunidade única para os estudantes se desenvolverem academicamente e pessoalmente ao longo da graduação em Odontologia.

Texto escrito por Maria Eduarda Oliveira e revisado por Angela Scarparo