Em comemoração ao Dia Mundial da Arte, celebrado no dia 15 de abril, o PET Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizou um Concurso Artístico-Cultural de Fotografia e Poesia. O evento teve como objetivo principal celebrar as belezas cotidianas encontradas no Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) por meio da fotografia e da poesia.

O concurso, que se estendeu de 15 de abril a 15 de junho, contou com 15 inscrições, sendo 11 na categoria de fotografia e 4 na categoria de poesia. O período de inscrições ocorreu entre 15 de abril e 26 de maio, seguido pela votação, que foi de 27 de maio a 14 de junho. No total, foram registrados 181 votos, refletindo o grande envolvimento da comunidade acadêmica.

No dia 15 de junho, os vencedores foram anunciados e premiados. A categoria de fotografia vencedora recebeu 58 votos, enquanto a poesia vencedora acumulou 80 votos.

O principal objetivo do concurso foi celebrar as belezas cotidianas encontradas dentro do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), por meio da fotografia e da poesia. A iniciativa não só promoveu a cultura e a criatividade, como também reforçou os laços comunitários dentro do instituto.

Os comentários dos votantes destacam o sucesso e a importância do concurso:

“Gostei bastante da proposta do concurso, incentivo à cultura e criatividade!”

“Amei a iniciativa do PET, podem fazer mais vezes!! Muito legal!!”

“Uma competição sadia e instrutiva”

“Que iniciativa maravilhosa! Quantos talentos temos no nosso ISNF! Na torcida para mais e mais edições!”

Os relatos dos ganhadores também evidenciam o impacto positivo do evento. O vencedor da categoria de poesia relatou:

“Quem me sugeriu participar foi a minha namorada. Desde sempre eu escrevo poemas para ela. Como nos aproximamos na faculdade, especialmente na sala de gesso do ISNF, acabei me inspirando para escrever. E disse que se ganhasse, a levaria para jantar. E assim foi feito. Estômago cheio e coração muito feliz.”

Marcelo D’Amato

Na categoria de fotografia, a vencedora comentou:

“A experiência de participar do concurso ‘Belezas cotidianas do ISNF’ realmente abriu meus olhos sobre o quanto a faculdade pode ser bonita. Passei um dia inteiro no ISNF procurando o que fotografar e percebi a beleza no cumprimento do ‘bom dia!’ dos porteiros e das moças da limpeza da faculdade, encontrar os amigos e rir quando o dia está puxado, e os professores nos auxiliando quando mais precisamos. Consegui criar um carinho ainda maior pela universidade através do concurso do PET.”

Bianca Teixeira

O Concurso Artístico-Cultural de Fotografia e Poesia do PET Odontologia UFF não apenas promoveu a arte, mas também reforçou o espírito de comunidade e a valorização dos pequenos momentos que tornam a vida universitária especial. A iniciativa foi um sucesso absoluto, com grande participação e engajamento da comunidade acadêmica, e com certeza deixou um legado positivo que inspira futuras edições.

Para mais informações e detalhes sobre os eventos e atividades do PET Odontologia UFF, continue acompanhando nosso site e nossas redes sociais.

Texto escrito por Milena Frotté, Pedro Garonce e Maria Eduarda Oliveira e revisado por Angela Scarparo