No dia 23 de setembro, por meio da proposta de ação da PETiana Yasmin Busquet, o PET Odonto UFF recebeu 43 crianças na clínica odontológica do ISNF. Essa iniciativa contou com a colaboração da comunidade externa ao PET, os discentes de odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Foi um momento de integração entre a população friburguense e a universidade por meio do PET ao passo que o próprio programa se integra com outros discentes do campus. A PETiana idealizadora da proposta relatou um pouco sobre a experiência:
“Sou voluntária há apenas 2 anos, e de perto pude ver e conhecer ainda mais a grandeza desse trabalho. Lá, ajudo os educadores sociais no dia a dia, e presto todo o tipo de ajuda a eles e às crianças (desenvolvimento e realização de atividades, por exemplo). Foi assim que percebi uma grande lacuna no que diz respeito à saúde bucal dos alunos. De início, fiz o que estava ao meu alcance e realizei instrução de higiene bucal e gincanas educativas com o intuito de prevenção e desenvolvimento de novos hábitos. No entanto, era evidente que a maior parte do problema já estava instalado na boca. Assim, compreendendo todas as adversidades que acompanham um sorriso adoecido, nasceu a Comunidade Sorriso. A fim de que pudéssemos melhorar a qualidade de vida dos jovens em situação de vulnerabilidade atendidas pela ONG. As últimas duas sextas-feiras, 15/09 e 22/09, foram marcadas pela primeira etapa da nossa ação: um atendimento com foco na triagem dos alunos, separando-os de acordo com suas necessidades de tratamento. Ao final dessa fase, atenderemos os pacientes e nosso objetivo será a resolução do problema. Ao final, 43 crianças serão assistidas pela ação. O que tiramos disso, mesmo que seja apenas o começo, é que unidos fazemos a diferença! Uma realidade tão distante mas que está tão perto fisicamente… para além de olhar, é preciso enxergar! Com amor somos capazes de transformar vidas, e usando a odontologia, o que é ainda mais gratificante.’’
A ONG Missão Peixes é uma instituição cristã sem fins lucrativos. Fundada por um casal friburguense há cerca de 10 anos, atual em contraturno, junto com escolares nas comunidades Cordoeira e Alto do Floresta.
Essa ação promoveu uma experiência excepcional tanto para os PETianos quanto aos demais acadêmicos da Odontologia – ISNF – UFF. Foi um momento ímpar para conhecer a ONG e aplicar o conhecimento adquirido dentro da universidade à comunidade externa friburguense, possibilitando acesso à saúde bucal aos escolares.
Este texto foi escrito por João Pedro Antunes e revisado por Angela Scarparo.