Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Os grupos de estudo do PET Odontologia têm proporcionado momentos enriquecedores de aprendizado, troca de experiências e aprofundamento científico para os alunos. Recentemente, os estudantes Pedro Garonce e Felipe Malavazi compartilharam suas experiências ao apresentarem artigos científicos relacionados às áreas de seus respectivos interesses, promovendo discussões sobre temas de grande relevância para a prática odontológica.

Pedro Garonce, sob orientação da professora Lívia Antunes, apresentou com base no artigo “Union between deciduous and permanent as intrusive luxation sequelae: a case report”, (BOER, F. A. C. et al. Union between deciduous and permanent as intrusive luxation sequelae: a case report. Dental Traumatology, v. 40, p. 730–736, 2024), que descreve um caso raro de união entre um dente decíduo e um dente permanente como sequela de uma intrusão do elemento 61, causada por trauma ocorrido aos 18 meses de idade do paciente. O caso foi inicialmente diagnosticado de forma equivocada como avulsão dentária, o que, seis anos depois, resultou em alterações morfológicas e histológicas nos elementos dentários envolvidos, além do desenvolvimento de abscesso. Durante o tratamento, foi realizada a análise histológica do dente decíduo-permanente extraído. A apresentação destacou a importância do manejo adequado em situações de trauma dentário na infância e da necessidade de acompanhamento longitudinal desses pacientes para evitar complicações futuras.

“Apresentar e debater esse tema em grupo, juntamente com a professora Lívia Antunes, foi uma experiência única, principalmente por abordar casos de trauma em que técnicas conservadoras não são aplicáveis, além de reforçar a importância do atendimento de urgência, dos protocolos adequados e do acompanhamento clínico”, relatou Pedro.

Já o aluno Felipe Malavazi, sob orientação da professora Cinthya Gomes, apresentou ao grupo um estudo baseado no artigo “The effect of platelet-rich plasma as a scaffold in regeneration/revitalization endodontics of immature permanent teeth assessed using 2-dimensional radiographs and cone beam computed tomography: a randomized controlled trial”, (ElSheshtawy AS et al. Internacional Endodontic Journal, 2020 Jul; 53(7): 905-921). O trabalho avaliou o uso do plasma rico em plaquetas (PRP) como arcabouço biológico na endodontia regenerativa de dentes permanentes imaturos. O estudo comparou essa abordagem ao método tradicional, que se baseia na indução de sangramento e formação de coágulo sanguíneo, além de investigar a eficácia das radiografias convencionais em comparação com a tomografia computadorizada de feixe cônico (cone beam) na avaliação dos resultados clínicos. Os achados indicaram que o uso do PRP apresentou taxas de sucesso semelhantes às do método tradicional, além de confirmar a efetividade das radiografias convencionais no monitoramento dos casos.

“Trazer esse tema para nosso grupo de estudos foi de grande proveito. A endodontia é uma área que tem despertado meu interesse, e poder analisar diferentes métodos de tratamento que surgem com os avanços científicos e tecnológicos é um caminho interessante para estudar o futuro da Odontologia. Foi uma oportunidade incrível compartilhar isso com os colegas do PET. Só tenho a agradecer por como tudo se desenvolveu”, afirmou Felipe.

Os encontros reforçam o compromisso do PET Odontologia com a formação ampla e reflexiva dos estudantes, estimulando a integração entre ensino, pesquisa e extensão, e proporcionando espaços de aprendizado coletivo em que temas relevantes para a prática odontológica são discutidos de forma aprofundada.

Fique por dentro das nossas próximas atividades! Acompanhe o PET Odontologia nas redes sociais:

Site: https://petodontologia.uff.br/

YouTube: https://www.youtube.com/@petodontologiauff

Instagram: https://www.instagram.com/petodontouff

Texto escrito por Lucas Brito e revisado por Angela Scarparo.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.