A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ação desenvolvida anualmente pelo Governo Federal há 20 anos, tem por objetivo demonstrar à população a importância da ciência na geração de valor, inovação, riquezas, bem como no desenvolvimento de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida.

Nesta perspectiva,  anualmente a UFF organiza na sede e nos Campi fora da sede a Semana Acadêmica ou Agenda Acadêmica. Trata-se do maior evento, promovido pela UFF, para apresentação de toda a produção acadêmica desenvolvida naquele ano.

E, mais uma vez, o PET esteve presente!

No dia 17/10, pela manhã, marcou presença no IntraPET online. A atividade desenvolvida no IntraPET contou com a participação dos 20 grupos PET e PROPET a fim de debater sobre “Divulgação Científica”. O PETiano João Pedro Antunes, explanou com uma breve apresentação como o PET Odonto executa e divulga suas ações.

Ainda pela tarde, do dia 17/10, os PETianos tiveram a oportunidade de aprender em um workshop sobre “O Fluxo digital no atendimento de pacientes com necessidades específicas”, com os Professores Flávio Warol e Bruna Lavinas e com o acadêmico bolsista Pedro Lima. Os PETianos acompanharam o processo do fluxo de trabalho desde o escaneamento até a obtenção dos produtos impressos.

No dia 18/10, os PETIanos foram a Niterói para participar da Mostra PET, que ocorreu no Campus Gragoatá e contou com atividades de todos os grupos PET e PROPET da UFF.

Dia 19/10, pela tarde, foi ofertada a Oficina “Você sabe escolher seu dentifrício?”, ministrada pelas PETianas Yasmim Busquet, Rafaela Garcia e Marcelle Vargas. A atividade foi aberta à toda comunidade do Instituto de Saúde de Nova Friburgo. Após a contextualização do tema, foi realizado um quiz com os participantes para que fosse possível observar a fixação do conteúdo discutido.

E, para finalizar esta semana incrível, no dia 20/10, durante o dia todo, o PET participou de um curso teórico-prático sobre “Fotografia na Odontologia”, tendo como palestrante o Prof. Eduardo Titoneli, professor da UNIFESO e egresso do nosso PPGO.

Foram dias muito especiais!!! Tivemos a oportunidade de dar visibilidade ao que estamos fazendo por nosso Campus e comunidade externa, e também, aprender com os demais que tanto tem feito para nossa comunidade.

Ano que vem tem mais e, esperamos que ainda mais pessoas participem de nossas atividades.

Até lá!

Este texto foi escrito por João Pedro Antunes e revisado por Angela Scarparo.

Curso teórico-prático sobre ” Fotografia na Odontologia” com o professor Eduardo Titoneli