Na tarde do dia 21/05, domingo, alunos do PET Odontologia participaram de uma ação social promovida pela Profa. Dra. Bruna Lavinas (Professora Adjunta do Curso de Odontologia do ISNF/UFF), que gentilmente estendeu o convite de participação ao grupo PET. A ação ocorreu no bairro Granja do Céu, em Nova Friburgo, em uma igreja local, e incluiu participantes de diferentes idades. Para realização da atividade, foi realizada uma divisão das crianças em grupos de aproximadamente 15 crianças – de acordo com a faixa etária (de 3 a 7 anos; de 8 a 11 e de 12 a 15). Os PETianos, e demais alunos atuantes, realizaram dinâmicas de educação em saúde bucal apropriada à idade, seguida por escovação supervisionada e avaliação odontológica.

A PETiana Rafaela Garcia, acadêmica do 6° período, uma das responsáveis pelo grupo dos menores (3 a 7 anos), relata: “Foi a minha primeira experiência em escovação supervisionada, não reconhecia a pouca habilidade que as crianças possuem. Por isso, a importância de auxiliar em uma escovação eficiente, mas sem tirar deles a autonomia. Todos que passaram por mim me despertaram algum sentimento; fiquei muito reflexiva sobre como atividades educacionais são essenciais nessa fase da vida”.

Já para a integrante Bruna Thurler, que colaborou com o grupo dos maiores (12 a 15 anos), relatou: “Estar em contato com essa faixa etária foi bem interessante, já que muitas das ações que realizamos abrangem crianças mais novas. Dessa forma, tivemos a oportunidade de aprimorar nossa comunicação com os pré-adolescentes, como dialogar com eles de uma forma proveitosa para ambos os lados, visto que essa é uma fase delicada no que se refere à educação em saúde”.

Anteriormente às atividades de saúde bucal, os organizadores do espaço promoveram um momento musical, ao som de canto e violão. Ao final, os participantes cuja necessidade mais imediata de intervenção foi reconhecida, após avaliação pela professora responsável pelo grupo, foram encaminhados para tratamento na Clínica Odontológica do Instituto de Saúde de Nova Friburgo.

O grupo PET Odontologia agradece à professora Bruna Lavinas, bem como aos responsáveis pelo espaço e aos demais participantes, pela excelente experiência.